domingo, 13 de dezembro de 2009

Campanha “Ser Amigo”



Registo da entrega de bens à Cruz Vermelha
(4 de Dezembro de 2009)

Depois de termos junto muitos brinquedos, alimentos e roupa que trouxemos de casa, chegou a hora de entregarmos tudo à Cruz Vermelha, aproveitando o dia em que fomos de autocarro visitar a feira do livro.
Duas senhoras receberam o que levámos, explicando-nos qual o trabalho delas. Mostraram-nos também como era bom ajudar outras pessoas que precisam de nós. Ficamos todos muito contentes por termos participado no trabalho da Cruz Vermelha.

Jardim de Infância de Camatoga - Mesão Frio.
Docente: Júlia Pinto

Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio


Registo da visita à feira do livro do Agrupamento
(4 de Dezembro de 2009)

Fomos de autocarro com os meninos da escola ver a feira do livro a Mesão Frio.
Havia lá muitos livros de histórias para todas as idades.
Vimos livros grandes e pequenos, livros com imagens e outros só com letras.
Alguns meninos levaram dinheiro e compraram livros.
Gostamos muito de ir à escola dos meninos grandes visitar a feira do livro.

Jardim de Infância de Camatoga - Mesão Frio.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Registo de Actividades sobre o “Dia da Alimentação”





Fizemos a roda dos alimentos, um trabalho sobre alimentos saudáveis e não saudáveis e um livrinho com adivinhas sobre alimentos. Trouxemos de casa frutos de Outono e vimos qual a sua cor, forma, textura, cheiro e sabor.
Também fomos visitar a padaria para ver como se faz o pão. Vimos a fazer a massa, a porem e a tirarem os pães do forno e a fazer croissants. Provámos a massa e deram-nos pão com manteiga. Trouxemos para o Jardim um saco com massa e à tarde fizemos pãezinhos que cozeram no forno da cantina e que depois levámos para casa.
16 de Outubro 2009
Jardim de Infância de Camatoga

Jardim de Infância de Camatoga







Confecção de uma receita

“Castanhas bem assadinhas”

Ingredientes:
* 1 kg de castanhas
* Sal grosso (q.b.)
* Água (q.b.)

Preparação:
- Lavar bem as castanhas.
- Prepará-las, dando-lhe um golpe com uma faca.
- Salpicá-las com água e polvilhá-las com sal.
- Colocar as castanhas num tabuleiro de ir ao forno.
- Enquanto assam convém mexê-las. Quando estiverem assadas, basta colocá-las num recipiente e levá-las para a mesa.

Bom apetite!

Castanhas

* Como descascar e tirar a pele às castanhas
Faz-se um golpe em cada castanha e depois mergulham-se em água a ferver durante uns minutos. Retiram-se do lume e vão-se descascando uma a uma, à medida que se tiram de dentro da água quente; a pele interior é muito difícil de sair depois das castanhas estarem frias.
* Como congelar castanhas
Para comer fora de época, a melhor maneira de conservar castanhas é congelá-las. Depois de se tirar a casca e a pele escaldam-se durante um minuto com água a ferver. Passam-se de seguida por água bem fria, escorrem-se, enxugam-se com um pano e guardam-se no congelador dentro de sacos de plástico. Podem-se também congelar já transformadas em puré, temperado com açúcar ou com sal.
* Como apanhar e guardar as castanhas
Quando se vai apanhar castanhas não se deve varejá-las, pois as únicas que com certeza estão bem maduras são as que já se encontram caídas no chão. E se estas estiverem molhadas, é preciso ter o cuidado de as secar bem antes de as guardar, caso contrário apodrecerão rapidamente.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Projectos Educação Pré-Escolar

O Magusto

os cartuchos das castanhas

Dia da Alimentação

O avental
Dia do Animal
Dia da Alimentação

Visita à Padaria
JARDIM de INFÂNCIA OLIVEIRA
Docente Dulce Sequeira

Projecto: “Pessoas com memórias para contar”





Registo “Dia Internacional dos Idosos”
(1 de Outubro)

Para festejarmos o dia dos idosos, convidamos os avós para virem ao Jardim. Vieram as avós da Beatriz Pendão, a avó do Bernardo Filipe e a avó da Rafaela.
Com elas aprendemos canções antigas (“Ó Rita arredonda a saia”, “A minha saia velhinha” …) e a lengalenga “O pretinho da Guiné”.
Ficamos a saber quais eram as brincadeiras (jogo das pedrinhas, jogo do escaravelho, brincar às casinhas…) e os brinquedos (bonecas de trapos) no tempo em que eram crianças como nós. Trabalhavam muito desde crianças e tomavam conta dos irmãos mais novos. Quando iam a festas não compravam nada, só iam ver. Também não tinham tanta comida, nem lambarices como nós.
No fim, houve um lanchinho e brincaram connosco no recreio. Também lhes oferecemos um desenho do dia dos avós.
Foi divertido, pena que não tenham vindo todos os avós!...

Jardim de Infância de Camatoga
Docente Júlia Pinto

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Crescer com os Versos de Minervina Dias

Projecto
1 Encontro 1 Escritor
Criado para a promoção da Língua Portuguesa, da História e de histórias de ficção com a realidade à mistura, Crescer com os Versos, reúne 32 poemas de histórias onde reina a força do imaginário e da palavra. Com esta obra, podes tomar consciência dos valores para a cidadania.

Título: Crescer com os Versos
Autora: Minervina Dias
Ilustradora: Elsa Fernandes
Editora: Gailivro

A Greve dos Lápis-de-Cor de César Luís de Carvalho




Projecto
1 Encontro 1 Escritor

O Livro "A Greve dos Lápis-de-Cor" de César Luís de Carvalho

A Escrita Expressiva e Lúdica de Minervina Dias


A Escrita Expressiva e Lúdica tem um papel primordial na aquisição e desenvolvimento da Competência Linguístico-Criativa, sobretudo nos mais jovens, permitindo que ultrapassem bloqueios e estabeleçam com o texto escrito uma relação afectiva.Nesta obra, a autora apresenta um conjunto diversificado de Técnicas de Escrita Expressiva e Lúdica e explora as diferentes vantagens e potencialidades pedagógico-didácticas que estas técnicas oferecem, enfatizando o papel que o Professor pode desempenhar na sua dinamização, no contexto da sala de aula.

Teatro Escolar com BICHOS DE RABIAR de Fernando Branco Marado e Crianças, recomendado pelo PLANO NACIONAL de LEITURA


Teatro Escolar com BICHOS DE RABIAR de Fernando Branco Marado e Crianças, recomendado pelo PLANO NACIONAL de LEITURA

Duas histórias, A Carochinha e o João Ratão e a Velha da Cabaça , adaptadas para teatro.
Uma forma ainda mais divertida de as crianças conhecerem estes dois clássicos da literatura infantil.
(livro recomendado para apoio a projectos relacionados com Música e Artes em geral)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Nutrição e Alimentação - Visita à padaria Lemos (Crianças da sala dos 5 anos do Jardim de Infância de São Nicolau - Mesão Frio

Pão
O pão é um alimento elaborado com farinha, geralmente de trigo ou outro cereal, água e sal, formando uma massa com uma consistência elástica que permite dar-lhe várias formas. A esta mistura básica podem acrescentar-se vários ingredientes, desde gordura a especiarias, passando por carne (geralmente curada), frutas secas ou frutas cristalizadas.










Visita à padaria Lemos - Crianças da sala dos 5 anos do Jardim de Infância de São Nicolau, Mesão Frio.















Sala dos 5 anos do Jardim de Infância de São Nicolau - Mesão Frio.
Docente São Flor
História do Pão
Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde actualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.
Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota ou noz. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou em baixo de cinzas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura


III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura

Realiza-se, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos próximos dias 22 e 23 de Outubro a III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura.
A apresentação de projectos de promoção da leitura e a avaliação externa do programa serão algumas das questões a abordar nesta terceira edição da conferência do PNL.
Consultar programa >>

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vídeo Clube da Leitura

Check out this SlideShare Presentation:

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O CAMINHO DAS LETRAS


O Caminho das Letras é um sítio electrónico lançado pelo Ministério da Educação para estimular a aprendizagem da leitura. Resultou de uma parceria entre o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), o Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas - CITI e o Plano Nacional de Leitura - PNL

Oferece às crianças a possibilidade de percorrerem um surpreendente universo de imagens, textos e sons muito apelativos, que lhes despertarão a curiosidade pelas letras, pelas palavras e pelos textos.

Oferece aos educadores e às famílias um instrumento educativo, que irão gostar de descobrir em agradável convívio com as crianças facilitando os primeiros passos no caminho da leitura. O Caminho das Letras foi concebido por uma equipa de especialistas coordenada por Inês Sim-Sim e Carlos Correia, tem música original de José Mário Branco e foi executado graças à colaboração de artistas plásticos, actores e técnicos em I& D.

ENTRADA
(Informação do site do PNL)