sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Um Encontro Um Escritor



Um encontro, Um escritor
"Um encontro, um escritor”. Tem sido o lema, ao longo do ano lectivo, do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, concretamente da Biblioteca do Agrupamento, para a promoção de hábitos de leitura junto dos seus alunos e, de alguma forma, uma medida de combate ao insucesso escolar. Desta feita, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo de Barqueiros, Cidadelhe e Oliveira visitaram, no passado dia 27 de Janeiro, a Escola EB 2/3 Secundária Prof. António da Natividade para conhecerem três escritores: César Luís de Carvalho, Cristina Bernardes e Maria Elisa de Carvalho, com 8 anos de idade e aluna do 3º ano do ensino básico, no Colégio da Imaculada Conceição, em Lamego. César Luís de Carvalho apresentou aos alunos presentes o livro “Uma mão cheia de histórias” que, como explica o autor, promove a criatividade. São histórias experimentadas, ouvidas e trabalhadas pelas crianças, inserido no projecto “Cada texto, um tesouro” com o objectivo de incentivar os actos de ler e de escrever. Cristina Bernardes apresentou o livro “Nuvem ou o sonho de ser almofada” onde nos transporta para um mundo de sonhos e fantasia. A pequena escritora Maria Elisa de Carvalho apresentou o “Livro de Magia” de sua autoria.Aldina Pereira, Directora do Agrupamento, realçou a importância destas iniciativas como forma de aproximar as crianças pelo prazer da leitura e como forma de combater o insucesso escolar, destacando a força do exemplo que Maria Elisa de Carvalho pôde transmitir aos presentes. A escritora e também Directora Pedagógica do Colégio da Imaculada Conceição, em Lamego, Cristina Bernardes realçou a importância destas actividades em ambiente escolar. Em representação da Câmara Municipal, Nelson Fonseca destacou a importância do trabalho que está sendo realizado entre o Município e o Agrupamento, seja na Biblioteca Itinerante, seja através do Plano Nacional de Leitura, visando sempre o fomento de hábitos de leitura da população estudantil do Concelho. Perante um auditório de crianças, a escritora Maria Elisa de Carvalho, também ela ainda criança, foi o foco da atenção dos seus pares e professores presentes. “Não se pode desistir, sempre a acreditar” foi esta a receita da escritora petiz aos seus colegas para explicar como escrever um livro. Bastante solicitada pelos pequenos alunos de Mesão Frio para explicar como com tão tenra idade conseguiu escreveu um livro, a pequena escritora referiu que “basta olhar para o que nos rodeia e escrever sobre isso”. O Agrupamento de Escolas de Mesão Frio e a Biblioteca do Agrupamento continuarão a preparar e proporcionar o contacto dos seus alunos com escritores regionais e de referência. Em Fevereiro, a escritora Ana Saldanha visitará Mesão Frio, também no âmbito da iniciativa “Um encontro, um escritor”, do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio.
Docente Dulce Sequeira

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Geração Móvel e Desafios - Dia Europeu da Internet Segura

Associando-se às comemorações do Dia Europeu da Internet Segura, a DREN inicia, hoje, a publicação online das histórias participantes no projecto “Geração Móvel e Desafios”, na forma de um livro digital

O livro digital está estruturado em ciclos e anos escolares. Com inteira liberdade para descarregar as suas histórias preferidas, convidamos toda a comunidade escolar à sua leitura atenta e, certamente, útil e proveitosa. Para aceder ao livro: Geração Móvel e Desafios

Registo dos Reis / Escola e Agrupamento

No dia 6 fomos cantar os Reis às salas dos meninos da Professora Isabel e da Professora Aida. Também fomos à Cantina, cantar às Sras. Cozinheiras e elas deram-nos fatias de bolo, pão de forma em quadradinhos com fiambre, rodelas de laranja e Kiwi.
No dia 8 fomos à Escola dos meninos grandes (Agrupamento) cantar os Reis. Todos os Jardins e Escolas do 1º Ciclo estavam lá e à vez cantámos os Reis.
Na cabeça levámos coroas feitas por nós e para acompanhar as músicas, levámos instrumentos musicais, alguns feitos no Jardim e cantámos versinhos dedicados aos outros meninos, aos funcionários, aos professores e à Sra. Directora que no fim nos deu um saquinho com rebuçados.
Jardim de Infância de Camatoga
(6 e 8 de Dezembro)
Docente Júlia Pinto