sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Nutrição e Alimentação - Visita à padaria Lemos (Crianças da sala dos 5 anos do Jardim de Infância de São Nicolau - Mesão Frio

Pão
O pão é um alimento elaborado com farinha, geralmente de trigo ou outro cereal, água e sal, formando uma massa com uma consistência elástica que permite dar-lhe várias formas. A esta mistura básica podem acrescentar-se vários ingredientes, desde gordura a especiarias, passando por carne (geralmente curada), frutas secas ou frutas cristalizadas.










Visita à padaria Lemos - Crianças da sala dos 5 anos do Jardim de Infância de São Nicolau, Mesão Frio.















Sala dos 5 anos do Jardim de Infância de São Nicolau - Mesão Frio.
Docente São Flor
História do Pão
Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde actualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.
Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota ou noz. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou em baixo de cinzas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura


III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura

Realiza-se, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos próximos dias 22 e 23 de Outubro a III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura.
A apresentação de projectos de promoção da leitura e a avaliação externa do programa serão algumas das questões a abordar nesta terceira edição da conferência do PNL.
Consultar programa >>

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vídeo Clube da Leitura

Check out this SlideShare Presentation: